Conheça 7 lugares seguros para viajar sozinha no Brasil
Viajar sem acompanhante é uma ótima oportunidade de se abrir para o novo: conhecer pessoas, aprender outras culturas, se desafiar. Mas para que isso seja possível, é fundamental organizar um roteiro em que você se sinta protegida. Por isso, separamos uma lista de 7 lugares seguros para viajar sozinha no Brasil.
Apesar dos problemas de infraestrutura e violência, existem destinos onde você pode andar só tranquilamente no país. É claro que, como em qualquer lugar, é importante estar bem informado para ir aos lugares certos e não cair em algum ambiente ou situação perigosa ao acaso.
Consulte o seu agente de viagens ou guias locais para saber as opções de deslocamento mais seguras e pesquise sobre os lugares antes de visitar.
7 lugares seguros para viajar sozinha
A seguir, separamos uma lista com lugares seguros para viajar sozinha no Brasil para diferentes gostos e perfis de viajante. Confira:
1 – São Paulo
A maior cidade da América do Sul oferece segurança na maior parte de suas regiões e diversos tipos de atrações. Um de seus diferenciais é oferecer deslocamento prático e fácil por metrô.
A cidade tem opções para quem busca diferentes tipos de passeios. Se você está em busca de um turismo gastronômico, por exemplo, a cidade tem um leque muito variado de opções tanto para quem procura restaurantes sofisticados, quanto comida de rua, feiras ou tipos de culinárias diversificadas.
A cidade também tem muitas opções para quem busca um turismo cultural, com a sua quantidade de feiras, eventos e museus. Se você quer badalação, São Paulo também oferece opções boas e seguras de bares e boates onde você se divertirá e conhecerá pessoas.
Próximo à grande cidade, também há opções de lugares seguros para viajar sozinha, como Brotas e Ilhabela, que são boas opções para quem prefere fugir do agito e encontrar um lugar que permita contato mais próximo com a natureza.
2- Manaus
A capital da Amazônia também é um lugar seguro para viajar sozinha no Brasil. Mas isso, é claro, se você fizer um roteiro evitando passar por bairros mais perigosos.
É claro que é preciso ter alguns cuidados, como em qualquer outro local, como evitar andar na área central sozinha tarde da noite, por exemplo.
Um dos benefícios dessa cidade é que boa parte dos lugares interessantes estão concentrados na região central. Por isso, se você ficar hospedada em um local estratégico, poderá fazer boa parte das atividades a pé.
O embarque para os passeios de barco ficam na região portuária, assim como o Mercado Adolfo Lisboa. Procure por agências para comprar seus bilhetes, pois é mais garantido que elas sigam as normas de segurança. Além disso, negociar direto com barqueiros que você desconhece é um pouco arriscado se você estiver sozinha.
Em Manaus você também pode fazer passeios em ônibus turístico. Entre as melhores coisas desse destino está o seu povo local, muito hospitaleiro e receptivo.
Você certamente conhecerá pessoas durante a sua viagem. Outro ponto forte é o contato com a natureza exuberante e a oportunidade de desfrutar de muitos temperos e sabores exóticos para quem é de outra região em um rico tour gastronômico.
3 – Alter do Chão
Alter do Chão fica na cidade de Santarém, no interior do Pará, e permite uma experiência sensorial única.
Trata-se de um vilarejo com cerca de 800 famílias onde você poderá fazer uma verdadeira imersão na cultura local e um turismo regenerativo.

É um local indicado para quem está em busca de conexão com a natureza e uma slow travel.
Por ser em um local remoto e com famílias locais, trata-se de um lugar muito seguro para viajar sozinha. E é uma boa opção se você está em busca de novas experiências, tranquilidade e conhecer diferentes culturas.
Lá você poderá desfrutar de praias de rio, se viajar na época em que a água do rio está baixa, e de passeios em meio à floresta.
Também há opções de trilha e vivências junto às comunidades locais, que incluem degustação de pratos típicos, acompanhar a confecção de produtos artesanais e curtir festas e celebrações ditadas pelo ritmo carimbó.
4 – Curitiba
A capital do Paraná também é um lugar seguro para viajar sozinha. Assim como em outras capitais, basta você andar pelas áreas certas e voltadas a turistas e estará protegida.
Lá há ônibus turísticos que percorrem as principais atrações locais durante boa parte do dia. O tíquete custa R$ 50 e dá direito a 24 horas de viagens ilimitadas. A linha tem 23 pontos de parada, entre eles o famoso Jardim Botânico, a Ópera de Arame, Rua das Flores e o Mercado Municipal.
Se você ficar hospedado no Centro Histórico poderá desfrutar de muitas das principais atrações da cidade a pé. É claro que, como em qualquer centro histórico, é importante se informar sobre os lugares mais seguros para transitar e quais ruas ou pontos evitar, por exemplo, para garantir um passeio mais seguro.
Há muitas opções de hotéis e passeios na cidade, além de diversidade de bares e atrações culturais.
Você pode tirar um dia para fazer um passeio de trem até o município de Morretes e voltar pela estrada da Graciosa. É um passeio lindo, com vista para natureza e imersão pela história.
5 – Belo Horizonte/Inhotim
A capital de Minas Gerais conta com um povo muito hospitaleiro e é outra opção de lugar seguro para viajar sozinha no Brasil.
Minas tem muitas atrações, mas sem sombra de dúvidas um de seus principais diferenciais é a gastronomia, que inclui comidas de boteco.
Aliás, é possível fazer um turismo gastronômico pela cidade desfrutando somente das comidas de boteco, cervejas artesanais e cachaças mineiras. Há um concurso famoso anual chamado Comida Di Buteco que elege o melhor estabelecimento e prato do ano, que pode ser uma boa referência para você começar o seu tour.
Os botecos mineiros também são uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e seguir o seu percurso acompanhada.
Entre as atrações imperdíveis da cidade estão a Lagoa da Pampulha e Igreja São Francisco de Assis, uma das famosas obras de Oscar Niemeyer, Fábrica da Wäls e o Mercado Central, onde há um universo de sabores a ser explorado.
Você pode aproveitar a visita a BH para conhecer o Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do Brasil. Além de lugar incrível para apreciar a arte, é um parque que permite contato com a natureza e um jardim botânico.
6 -Itacaré
Se você está em busca de sossego e praia e quer viajar sozinha para ter um dias de conexão consigo mesma, dar uma reduzida de ritmo e estar em um lugar belíssimo, uma excelente opção de destino é Itacaré, no interior da Bahia.
Este certamente é um dos lugares mais seguros para viajar sozinha no Brasil. Mas as maiores aventuras que você poderá vivenciar são no contato direto com a natureza, como rafting, trilhas com cachoeira, escola de surfe.
Lá você também encontra aulas de yoga, travessia de SUP e passeios para regiões próximas, como Barra Grande e Itaipu de Fora. Você também pode dar uma esticadinha um pouco maior e visitar Ilhéus, um dos destinos mais belos desse Estado.
O lugar possui paisagens encantadoras e praias com água cristalina onde você certamente irá revigorar as energias. A cidade possui várias praias, algumas mais acessíveis e outras mais afastadas.
7 – Arraial D´Ajuda e Trancoso
Também na Bahia, Arraial D´Ajuda é outra excelente opção se você quer curtir praia na sua viagem sozinha. Ela tem mais infraestrutura do que Itacaré e é um pouco mais badalada, portanto melhor opção se você quer sossego, mas nem tanto assim.
Você pode tirar um dia de sua viagem para conhecer as belas praias de Trancoso. Esses dois destinos também oferecem boas opções para quem busca um turismo gastronômico, com opções de restaurantes com pratos típicos locais.
Se você quiser dar uma fugidinha para uma balada ou noite mais agitada, tem a opção de pegar uma balsa para Porto Seguro.
Vamos viajar?
Como você viu, não faltam lugares seguros para viajar sozinha no Brasil. Mas além do destino certo, é importante escolher espaços e rotas fora de bairros mais perigosos e ter alguns cuidados importantes, como não sair com objetos de alto valor à mostra.
Além disso, é importante escolher bem o lugar de hospedagem para ficar em uma zona segura. Ter o suporte de um agente de viagens online é muito importante para que você não caia em ciladas e tenha ajuda na hora que precisar.
Aqui na Viventialli cuido de todos os detalhes para garantir que você faça uma viagem em segurança. Tenha um roteiro personalizado e desfrute das melhores experiências em seu destino.
Meu objetivo é apresentar novas possibilidades de viajar, proporcionar experiências diferenciadas e novas sensações, ajudando você a ter conexões mais autênticas durante o seu percurso.
Darei todo suporte para a sua viagem desde a hora do planejamento até o momento do seu retorno para casa. Entre em contato agora mesmo e faça o seu orçamento!
O planejamento do seu jeito
Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.
O planejamento do seu jeito
Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.