Conheça 6 mercados de Natal para incluir no roteiro pela Europa

Viajar no final do ano é sempre um momento especial. Não só por se ter a chance de apreciar as decorações natalinas iluminadas pelo mundo e poder ter um Ano Novo especial e diferente, inclusive no fuso horário. Os mercados de Natal, tradicionais na Europa, permitem verdadeiras imersões na cultura local e experiências enriquecedoras.

Já pensou encontrar em uma única feira a raiz das produções artesanais locais? Seja em enfeites e itens de decoração, roupas, seja em bebidas e comidas típicas feitas por moradores da região?

As feiras de Natal propiciam este tipo de experiência rica em aromas, sabores, cores e texturas. A seguir, confira como surgiram os mercados de Natal e alguns dos mais tradicionais. Boa leitura!

O que são mercados de Natal?

Os mercados de Natal são espécies de feiras bem estruturadas com produtos locais, além de artigos com temas natalinos.

A maioria acontece em ambiente aberto, mas também há mercados em locais fechados. Outra característica típica são as casinhas de madeira onde ficam os expositores, todas muito bem iluminadas, além da decoração que rodeia o lugar onde estão instalados.

Estes mercados surgiram na Europa, mais precisamente em Viena, na Áustria, onde se tem registro da primeira Krippenmarkt em 1298. Nos séculos seguintes a tradição se espalhou pela Alemanha e Suíça. O Striezelmarkt, de Dresden, na Alemanha, já era organizado desde o fim da Idade Média, em 1434.

Até hoje, estes três países são os com maior tradição no mercado de Natal, mas é possível encontrar essas feiras por quase toda a Europa: França, Itália, Holanda, Reino Unido e Espanha.

Uma única cidade pode ter vários mercados de Natal espalhados em diferentes pontos. A tradição não é exclusiva das cidades grandes, mesmo pelo interior você encontra estas feiras, que atraem muitos turistas, mas também moradores locais e permitem uma excelente troca cultural.

Leia também: 11 passeios imperdíveis em uma viagem para Gramado e Canela

Os 6 mercados de Natal mais famosos da Europa

Agora que você já sabe o que é mercado de Natal e quais as regiões da Europa onde são mais tradicionais, vamos a uma lista de alguns dos mercados mais famosos por lá e o que você encontrará em cada um deles.

Vale lembrar que as datas deles variam a cada ano e podem oscilar entre um lugar e outro, mas geralmente ocorrem durante um mês, ou somente em dezembro, ou no final de novembro até o Natal.

Christkindlesmarkt, de Nuremberg (Alemanha)

O mercado de Natal de Nuremberg, na Alemanha, é eleito por muitos especialistas como o melhor de todos na Europa e um dos maiores. O país em geral, um dos pioneiros neste tipo de atração, tem alguns dos mais tradicionais mercados do mundo.

Embora você também encontre belos mercados em cidades maiores como a própria capital Berlim, e em Munique, a energia de Nuremberg é peculiar.

As casinhas de madeira onde os produtores locais expõem os seus produtos são as originais utilizadas desde 1890. A organização preza tanto pelo trabalho local que produtos importados são proibidos.

Um dos quitutes mais populares da feira é o weggla, sanduíche com três salsichas típicas da região e mostarda escura.

Este mercado de Natal fica na Haupmarkt Nürnberg, praça principal da cidade, portanto é rodeado de prédios históricos e importantes que ajudam a compor um cenário único.

Leia também: 12 dicas para viajar em segurança na pandemia

Dresdner Striezelmarkt, de Dresden (Alemanha)

O Dresdner Striezelmark, também na Alemanha, não poderia ficar de fora desta lista, pois foi lá que este tipo de festividade começou no país.

A cidade que fica entre Berlim e Praga tem também outros mercados, mas este, que fica na Praça Altmarkt, na parte antiga da cidade, é o mais tradicional.

Dresden foi uma das cidades que se reconstruiu após a Segunda Guerra Mundial, quando seus maiores prédios foram bombardeados. Por isso, a visita tem também um importante viés histórico.

O striezel ou stollen, um bolo recheado com frutas secas e marzipã, gigante, é uma das atrações da festa, que também conta com concertos de inverno e o maior arco de Natal do mundo.

Marché de Noël à Strasbourg e Christkindelsmärik, de Estrasburgo (França)

A Marché de Noël à Strasbourg e o Christkindelsmärik que ficam em Estrasburgo, a capital da Alsácia, região da França que tem os mercados mais tradicionais, são as mais famosas feiras francesas.

Paris também tem mercados de Natal, mas Estrasburgo oferece uma experiência diferenciada. A região que fica na divisa com a Alemanha e já pertenceu ao país vizinho também sustenta séculos de tradição.

A cidade toda recebe iluminação cênica em diversos prédios, que podem ser apreciados em um passeio de barco pelo Rio iII.

Alguns dos pratos típicos encontrados nesta feira são a flammekueche, tipo de pizza rústico coberta com bacon e cebolinha. Você também encontra o Foie Gras, patê de fígado de ganso ou pato, que é patrimônio da região, Pâté en croute de canard, torta de massa folhada recheada com carne de pato, entre muitos outros.

Leia também: Turismo de experiência: conheça essa nova tendência de viagem

Christkindlmarkt des Wiener Weihnachtstraums, Viena (Áustria)

Viena, capital da Áustria, é a cidade pioneira do mundo nos mercados de Natal. Embora com o tempo os mercados da Alemanha tenham se expandido mais, a terra de Mozart segue sendo parada obrigatória de quem quer fazer turismo no Natal.

A cidade fica toda iluminada e tem vários mercados espalhados pelas ruas, o que permite que você circule entre um e outro a pé.

O maior deles fica na praça Residenzplatz, em frente à prefeitura da cidade, que aos finais de semana recebe corais do mundo todo. Aliás, em Viena nesta época há muitas apresentações artísticas e musicais, fique de olho na programação.

Além do vinho quente, que além de muito aromático e delicioso será um aliado para você se aquecer, há muitas iguarias para experimentar, entre elas frutas frescas com cobertura de um chocolate delicioso.

Montreux Nöel, de Montreux (Suíça)

A Suíça também tem mercados de Natal incríveis e é difícil escolher um, mas vamos falar do Montreux Nöel, que fica na cidade de Montreux, na parte da Suíça que fala francês.

A experiência incrível começa no caminho, caso você opte por uma viagem de trem. A cidade fica às margens do lago Léman e este trajeto tem paisagens deslumbrantes.

Os cerca de 200 chalés de madeira que compõem essa feira seguem pela orla deste lago com vista para os alpes.

Na feira você encontrará pratos típicos locais e da culinária francesa também. Alguns destaques são a Äpfelchucheli (fatias de maçã cobertas por massas fritas confeitadas com açúcar ou creme de baunilha), pretzels, crepes e Fisch Knusperli (peixe de água doce frito).

Para beber, além do vinho quente tradicional também nos outros países da Europa (embora cada região tenha seus aromas e sabores únicos), você encontrará café com álcool, uma iguaria muito consumida pelos moradores locais.

Além dos pratos de dar água na boca, nesta feira você verá lindos adornos de Natal, souvenirs e atrações como uma roda gigante. Quem estiver pela cidade também pode pegar um trem para fazer um passeio até a Casa do Papai Noel nas montanhas.

Mercado de Natal de Zagreb (Croácia)

O mercado de Natal da capital croata já foi eleito por três anos consecutivos como o melhor da Europa pela pesquisa European Best Destinations.

O evento fica no parque Zrinjevac, mas as atrações se espalham pela cidade toda. Um de seus diferenciais é o alto número de atrações artísticas, como palhaços, cuspidores de fogo e bonecos gigantes.

Não deixe de experimentar o krpice sa zeljem (massa com repolho), prato muito típico da região, e os strudels da Croácia têm um sabor único que merece ser experimentado.

A cidade nesta época também oferece atrações como patinação no gelo, floresta de inverno com neve artificial e um dos locais onde você pode desfrutar de um prato típico ao som de jazz é o Túnel Grič, que fica na Cidade Alta, entre a torre Lotrščak e o edifício DHMZ.

Reserve já a sua viagem

E aí, qual mercado de Natal você achou mais interessante? Repare que você pode incluir diferentes mercados em países diferentes em uma única viagem para a Europa e ainda desfrutar das belas paisagens do inverno no aconchego do trem.

Entre em contato conosco, diga que tipo de experiência gostaria de ter e organizaremos tudo para que você tenha uma viagem de Natal inesquecível.

O planejamento do seu jeito

Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.

Saiba mais aqui.

O planejamento do seu jeito

Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.

Saiba mais aqui.

2020 © Viventialli | Todos os direitos reservados