Roteiro de viagem personalizado: saiba como montar o seu
Um roteiro de viagem personalizado garante que a experiência de desbravar novos lugares seja única e marcante.
É uma forma de você ser protagonista da sua viagem. Ao invés de somente olhar e passar por lugares, viver histórias e momentos marcantes neles. Experimentar sensações, aguçar seus sentidos, criar uma conexão com o local visitado.
Mas isso requer um bom planejamento e muita pesquisa para garantir que nenhum detalhe esquecido possa prejudicar ou tirar o encanto do seu passeio.
Você pode montar o seu roteiro personalizado sozinho ou contar com uma agente de viagens que cuide de tudo para você.
Faça um orçamento grátis para a sua viagem aqui
10 passos para montar o seu roteiro de viagem personalizado
Veja a seguir algumas etapas a serem seguidas na hora de montar o seu roteiro de viagem personalizado.
1 – Planejamento
O primeiro passo para fazer um roteiro personalizado é começar a se planejar com antecedência, principalmente se o destino for outro país ou a viagem for mais longa.
Isso permitirá que você tenha tempo de providenciar a documentação necessária, como visto, passaporte e vacinas que possam ser exigidas, por exemplo.
2 – Objetivo de viagem
A seguir, reflita sobre qual é o objetivo da sua viagem. Isso embasará o seu roteiro. Você está querendo sossego e descanso ou em busca de uma aventura? Quer um turismo de isolamento ou visitar lugares mais badalados?
3 – Destino
Já sabe para qual lugar quer ir? Se sim, é preciso pensar em qual a melhor época do ano para realizar essa experiência. Ou, caso você tenha um período pré-determinado para viajar, pesquise quais destinos são mais propícios na época do ano que você tem disponível.
Veja quais lugares que oferecem o tipo de experiência buscada se encaixam no seu orçamento e no tempo que você tem disponível para realizar a sua viagem.
4 – Quando viajar
Você tem uma data certa para viajar? Então é importante estudar como é o clima no destino pretendido na época do ano que você pretende passear e se pode haver qualquer adversidade que possa prejudicar a sua viagem. Por exemplo, se nos dias que você tem disponível o lugar costuma ter nevascas, talvez seja melhor mudar a rota.
Escolher a melhor época do ano para viajar também requer um olhar sobre o cenário global. Em 2020, por exemplo, quando o mundo começou a vivenciar a pandemia de Covid-19, estudar os cenários epidemiológicos de cada local foi um fator importante para definir rumos mais seguros.
5 – Orçamento
Qual o orçamento que você tem disponível? A escolha do roteiro deve levar em conta como otimizar seus recursos ao máximo dentro do tipo de vivência buscada.
Do que você abriria mão para ter mais dias no local ou que tipo de experiência não pode faltar no seu roteiro?
O seu agente de viagem poderá ajudá-lo a organizar a melhor forma de viajar dentro do recurso que você dispõe.
6 – Documentação
Antes de desfrutar da viagem e dos passeios, há uma parte burocrática a ser resolvida, principalmente quando se viaja para outro país.
Por isso, o seu roteiro personalizado começa pela lista de documentação que você terá de providenciar. Além do passaporte em dia, pode ser necessário visto. As exigências variam de um país para outro e do tempo que você permanecerá no local.
7 – Tipo de transporte
Além do tipo de transporte que você usará para chegar ao destino, é importante ver como se deslocará no lugar visitado. Você visitará mais de uma cidade ou país? Como será o trajeto entre eles?
O transporte pode ser mais do que um deslocamento, mas uma das experiências únicas do seu percurso, como por exemplo uma viagem de trem em meio a uma paisagem deslumbrante ou uma road trip por estradas bonitas.
Em alguns países, uma boa pedida para explorar as ruas e lugares diferenciados é também alugar uma bicicleta.
8 – Hospedagem
A hospedagem é uma parte muito importante na sua viagem. Você busca o conforto de um hotel sofisticado ou só quer um lugar com conforto para tomar um bom banho e ter uma boa noite de sono?
Se você vai viajar sozinho e está aberto a conhecer pessoas, que tal ficar em um bom hostel? Outra opção cada vez mais procurada por quem quer se sentir um morador local é alugar um Airbnb ou até mesmo ficar hospedado em uma casa de família.
Há ainda quem esteja em busca de conforto, paz e sossego em um resort, preferencialmente próximo à praia, que ofereça o máximo de opções possíveis, como bons restaurantes, piscina, massagem, bares, entre outros.
Além do tipo de hospedagem, é importante saber qual a localização mais estratégica para os passeios que você deseja fazer, se ela está em um local seguro para você andar a pé nos arredores, se está longe de áreas de muito barulho e se há pontos de ônibus, táxi e metrô por perto.
8 – Experiências que não podem faltar
Faça uma lista do tipo de experiências que gostaria de ter e de lugares que não quer deixar de visitar. Às vezes um único destino reúne número tão vasto de pontos turísticos que é impossível desfrutar de todos com prazer no tempo que você dispõe.
Por isso, uma das vantagens do roteiro de viagem personalizado é que você pode elencar as suas prioridades. Veja que tipo de experiência faz questão de incluir no seu itinerário. Por exemplo, no Rio de Janeiro, você pode fazer questão de acompanhar o ensaio de uma escola de samba; em Salvador, não abrir mão de reservar um dia para contemplar o pôr do sol no Farol da Barra; em Porto Alegre, fazer questão de tomar um chimarrão na Usina do Gasômetro.
Para mapear as experiências, pesquise sobre os costumes e tradições do povo dos lugares por onde você passará. Esta é uma forma de despertar para que tipo de atividade eles fazem que você gostaria de vivenciar de perto.
Lembre-se: nem sempre as melhores experiências serão vivenciadas nos pontos mais conhecidos. Lugares turísticos muito famosos podem acabar virando dor de cabeça por terem filas imensas e multidões que impedem que você os contemple como gostaria.
Por isso, optar por lugares mais pacatos e conectados com a cidade podem trazer uma sensação mais interessante.
9 – Plano B
Toda viagem está sujeita a imprevistos. Você se programa para voltar com aquele bronzeado e desfrutar de muitos dias de praia e, de repente, chove. Ou você programou aquela trilha de duas horas, mas comeu algo que não caiu bem e vai preferir um passeio mais calmo e com banheiro por perto.
É importante que você inclua no roteiro um plano B para ter opções de programas na manga caso imprevistos ou eventos desagradáveis aconteçam.
10 – Seguro viagem
Um seguro viagem também é uma forma de estar preparado para contratempos. Nem todos os lugares têm sistema público de saúde e as despesas médicas, mesmo com coisas simples, podem ser onerosas.
Além disso, há outros imprevistos suscetíveis a acontecer, como: extravio de bagagem, perda de documento, furto. Para evitar qualquer transtorno maior, no caso de viagem internacional, recomendamos que você contrate um seguro.
Que tal uma ajuda?
Uma forma mais prática de garantir um roteiro de viagem personalizado em que todos esses cuidados sejam tomados sem que você precise dedicar seu tempo a pesquisar todas essas questões é contratar um agente de viagens.
Aqui na Viventialli, organizamos cada detalhe para que a sua viagem seja inesquecível e repleta de experiências únicas.
Funciona assim:
1 – Você entra em contato conosco pelo site ou pelo Whatsapp;
2 – Iniciamos uma conversa para entender o seu objetivo, perfil e o que busca
3 – Com base em suas informações, elaboramos o orçamento da viagem com detalhes sobre transporte e acomodação;
4 – Após a contratação do serviço, elaboramos um planejamento do seu dia a dia, com sugestões de passeios, restaurantes, eventos e experiências únicas;
5 – Fazemos todas as reservas, compras de bilhetes, vouchers e o que mais for preciso para o seu percurso;
6 – Durante a sua viagem enviamos todo o material digital com detalhes das rotas
7 – Oferecemos suporte 24 horas para emergências até a sua volta para casa.
O planejamento do seu jeito
Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.
O planejamento do seu jeito
Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.