Viagem para o Peru: confira 5 experiências incríveis para apreciar a cultura do país

Quer fazer uma viagem para o Peru e garantir experiências incríveis no seu roteiro? Separamos algumas dicas de passeios que permitirão uma imersão cultural neste país tão convidativo.

É difícil definir o que incluir e o que deixar de fora em uma viagem para o Peru. Isso porque o país é fascinante e muito plural, o que permite uma gama de opções que você não vai querer deixar de fora. 

O país vizinho envolve três biomas distintos e fascinantes: o Pacífico, os Andes e uma pontinha da Amazônia. Além de paisagens deslumbrantes, isso faz com que tenha espécies de flora e fauna nativos muito diversificada. 

Foto: Willian Justen de Vasconcellos

O Peru também envolve um misticismo em torno da história da civilização Inca e suas construções. São obras fascinantes e que tornam o país um destino tão singular.

Já o seu povo é muito plural. Em alguns lugares, ainda há povoados e comunidades indígenas que preservam muitas tradições de seus antepassados, principalmente em Cusco e Machu Picchu. Estes lugares permitirão uma imersão profunda na cultura local. 

5 experiências incríveis para fazer em uma viagem para o Peru

A partir disso, separamos 5 dicas para você fazer uma viagem para o Peru inesquecível. Confira! 

1 – Passeio histórico-cultural em Cusco

De acordo com a tradição inca, Cusco foi a cidade escolhida pelo Deus Sol para ser a capital de seu império e é o umbigo do mundo.

A cidade anos após de tornou a capital do império espanhol nas Américas e por isso tem uma fusão entre as duas culturas que a torna muito interessante.

Foto: Ben Ostrower

Uma visita a esta cidade permite uma imersão incrível na cultura local. A maioria dos passeios históricos é por áreas em volta da cidade que é repleta de sítios arqueológicos, lá você conhecerá mais sobre a cultura do povo Inca e outras civilizações que existiram antes desta.

Há muitas experiências interessantes para incluir no roteiro por essa cidade, mas vamos destacar três: 

Fazer uma trilha pela Montanha Vinicuca – também conhecida como Montanha das Sete Cores ou Montanha Colorida. Ela tem uma formação rochosa com diferentes cores que fascinam.

Montanha Colorida

O caminho exige um mínimo de condicionamento físico e que você já esteja há pelo menos dois dias na viagem para o Peru, pois assim corpo já terá se acostumado com a altitude.

Lago Humantay – este lago com água cristalina e rodeado por montanhas forma um cenário tão lindo que parece uma pintura.

Ele fica em um ponto da trilha Salkantay, que se faz para chegar a Machu Picchu.

Mercado de San Pedro – apesar de bagunçado, este mercado é uma forma de mergulhar na cultura e gastronomia típicos do Peru. Você verá a variedade de alimentos e iguarias locais e ainda poderá provar pratos e bebidas típicos da região. 

2 – Viagem ao passado no Lago Titicaca

O lago Titicaca fica na fronteira entre Peru e Bolívia e é o lago navegável mais alto do mundo, à 3.800 metros de altitude. 

Ele fica em Puna e é rodeado por ilhas, entre elas a Uros, Amantani e Taquile. Elas abrigam povos muito hospitaleiros que mantêm suas tradições intactas há séculos. 

Visitas a estas ilhas permitem experiências únicas junto aos moradores locais,. Você pode apreciar comidas simples e típicas, como trutas, apreciar as belezas das árvores e plantas nativas da região, desfrutar de temperos e alimentos produzidos somente lá, além de prestigiar o artesanato local.

Entre as produções, se destacam a arte têxtil característica da região. Você pode navegar por este lago imenso e ter uma experiência vivencial com a comunidade nativa para experimentar como é o modo de vida do povo local. 

Pela alta latitude, o imenso lago Titicaca permite uma vista para o nascer e pôr do sol cinematográficos. Também é recomendado apreciar o luar e a luz das estrelas desse lugar. Trata-se de uma sensação que você jamais esquecerá. 

Leia também: Saiba como viajar em segurança durante a pandemia

3 – Tour gastronômico em Lima

Se você é apreciador da boa gastronomia e quer experimentar toda a variedade de sabores que uma viagem para o Peru pode oferecer, precisa incluir Lima no roteiro.

A capital do país se destaca mundialmente no campo gastronômico e concentra alguns dos melhores restaurantes da América Latina. Além das inúmeras iguarias e temperos típicos da região, há muitos chefs de prestígio na cidade de quase 12 milhões de habitantes.

Há opções convidativas tanto para quem quer uma refeição elaborada por um chef em um restaurante reconhecido internacionalmente quanto para quem quer algo mais simples, mas saboroso. 

Um tour gastronômico aguça não só o seu paladar, como o olfato e a visão. Além disso, é uma excelente forma de vivenciar a cultura local.

A gastronomia do Peru é conhecida por sua diversidade, com influência também de outras culinárias como japonesa, italiana, espanhola, entre outras. 

Mas há alguns pratos típicos do Peru, como: 

  • Lomo saltado – prato tão tradicional como o arroz e feijão no Brasil. Mistura de carne bovina em pedaços com cebola e tomate. Costuma ser acompanhado de batatas.
  • Ceviche – famoso peixe cru marinado em suco de limão, mas com toques especiais peruanos, como o camote e cancha (tipo de milho).
  • Olluquito com charque – prato preparado com carne seca de lhama e alpaca e batatas dos Andes. É típico da região serrana.
  • Pachamanca – cozido de carne com legumes de origem inca, preparado em uma panela que é colocada em um buraco no chão.
  • Picante de cuy prato preparado com carne de um bichinho semelhante ao porquinho da índia.

4 – Trilhas pelo caminho dos Incas

A 140km de Cusco, fica Machu Picchu, que abriga um sítio arqueológico da cidade Inca construída entre as montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu. O lugar é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e é rodeado de misticismo.

Sua localização em ponto de difícil acesso tornou o lugar conhecido como a cidade perdida dos incas. O ponto ficou fora do mapa durante séculos, sendo “descoberto” apenas em 1911.

Uma experiência incrível e de imersão disponível aos visitantes é fazer a Trilha Inca, isso mesmo, a mesma que estes povos séculos atrás faziam para chegar ao local.

A trilha tradicional tem 45 quilômetros, sendo 38 a pé, isso quer dizer que você levará quatro dias e três noites nesta experiência. 

O alto número de pessoas com interesse nessa opção, mas sem preparo físico para isso levou o governo a fazer uma trilha mais curta, de 23 quilômetros (10 a pé). Ainda assim, você precisará de dois dias e uma noite para este passeio.

Essa trilha é feita a 2 mil metros acima do nível do mar, o que exigirá não só preparo físico, como adaptação ao clima, para não ter mal-estar em decorrência da altitude. 

Essa aventura é para quem quer uma imersão nas raízes do povo local. As noites serão passadas em barracas, há estrutura de banheiro compartilhado, mas sem água quente nos chuveiros.

Em contrapartida, você terá uma experiência única e acompanhará o nascer e o pôr do sol com uma vista exuberante e privilegiada. 

Faça já um orçamento para um roteiro personalizado para você

5 – Visualizar Machu Picchu do topo das montanhas 

Se você não é entusiasta de caminhadas tão longas assim, mas gosta de aventura, pode optar por chegar até o sítio arqueológico de Machu Picchu de ônibus ou trem. E ao chegar lá, subir uma das duas montanhas ao redor para ter uma vista que com certeza você jamais esquecerá para Machu Picchu e o Rio Vilcanota.

A montanha Huayna Picchu tem 2.680 metros de altura e subidas bem íngremes. Já o caminho da Montanha Machu Picchu não é tão inclinado, apesar de ela ser mais alta, 3.060 metros. Porém, nesta, não é preciso chegar até o topo para ter vistas deslumbrantes. 

Leia também: Turismo de isolamento é a tendência de viagem durante a pandemia

Peru Week – o melhor período para garantir a sua viagem para o Peru

Entre 1º e 15 de dezembro de 2020, o Brasil realiza a 8ª edição da Peru Week. São 15 dias de ações de fomento ao turismo no Peru. 

Neste período, alguns restaurantes de São Paulo oferecem pratos típicos peruanos com valor promocional. Além disso, operadoras de turismo de diversas cidades ofertam pacotes com valores convidativos.


Companhias aéreas também aderem à iniciativa, por isso fique atento: este é um ótimo período para comprar passagens e falar com o seu agente de viagens para reservar o destino das suas próximas férias.

Entre em contato com a Viventialli e garanta já o seu pacote personalizado. Cuidaremos de tudo para que você tenha as experiências mais incríveis para o seu perfil de viajante nos destinos escolhidos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

O planejamento do seu jeito

Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.

Saiba mais aqui.

O planejamento do seu jeito

Somos uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.

Saiba mais aqui.

2020 © Viventialli | Todos os direitos reservados